20/04/2018
Autor: Isabel Butcher
Facebook vai transferir 1,5 bilhão de usuários da Irlanda para os EUA para escapar do GDPR
Facebook vai fazer uma mudança importante que vai excluir 1,5 bilhão de usuários da nova lei europeia.

O Facebook vai se adequar até o dia 25 de maio – data limite imposta pela União Europeia (UE) – ao Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR). No blog da empresa, Erin Egan, vice-presidente de Privacidade, e Ashlie Beringer, diretora Jurídica adjunta, escreveram:

“Hoje, apresentamos novas experiências de privacidade para todos no Facebook, como parte do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), incluindo a atualização dos nossos termos e política de dados. Todos – não importa onde morem – serão solicitados a revisar informações importantes sobre como o Facebook usa dados e poderão fazer escolhas sobre sua privacidade na plataforma. Começaremos pela Europa nesta semana.”

No entanto, nesta quinta-feira, 19, a Reuters anunciou que o Facebook vai fazer uma mudança importante que vai excluir 1,5 bilhão de usuários da nova lei europeia. A manobra é a seguinte: como todos os usuários de fora dos Estados Unidos e Canadá são regidos pelos termos de serviço da subsidiária do Facebook na Irlanda, a rede social decidiu transferir esses contratos para o Facebook dos Estados Unidos e Canadá. Ou seja, a partir do mês que vem usuários da Ásia, África, América do Sul e Austrália não estarão mais protegidos pelas regras da GDPR. Isso significa que 70% dos 2 bilhões de usuários da rede social serão afetados. Em dezembro, o Facebook tinha 239 milhões de usuários nos EUA e no Canadá e 370 milhões na Europa.

Isso revela que a maior rede social do mundo está interessada em reduzir sua exposição ao GDPR. Não à toa, já que as novas regras permitem que os reguladores europeus multem empresas por coletar ou usar dados pessoais sem o consentimento dos usuários. Essas penalidades podem chegar a 4% da receita anual da empresa.

O Facebook, como muitas outras empresas de tecnologia dos EUA, estabeleceu uma subsidiária irlandesa em 2008 e aproveitou as baixas taxas de imposto do país, transferindo a receita de alguns anunciantes de fora da América do Norte para lá.

Apesar de a rede social afirmar que a lei será para todos – e que apenas vão começar com a União Europeia – a iniciativa deixou um mau cheiro no ar, como se o Facebook estivesse limitando o alcance da GDPR para o resto do mundo, já que as leis de privacidade nos Estados Unidos são bem mais brandas. Aos sites internacionais, em nenhum momento a empresa confirma categoricamente que está, sim, transferindo esses usuários, mas tampouco nega. Apenas, enviou um comunicado ao site TechCrunch,assinado pelo vice-diretor global de privacidade Stephan Deadman: “O GDPR e a lei do consumidor da UE definem regras específicas para termos e políticas de dados que incorporamos para usuários da UE. Estamos sendo claros de que vamos oferecer a todos que usam o Facebook as mesmas proteções, os mesmos controles e as mesmas configurações de privacidade, não importa onde morem. Essas atualizações não mudam isso.”






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